Onça-pintada, pronta para o ataque, sobre uma pedra, rememora a lenda do índio que ali buscava água de fonte para matar a sede e surpreendido por ela fugiu para junto do Penedo.
Lenda da Gruta da Onça
O Parque Municipal Gruta da Onça, localizado no Maciço Central (Morro do Vigia) da Ilha de Vitória, teve seu nome tirado de uma lenda.
Conta a lenda que em meio a floresta existia uma grande gruta de onde brotava uma fonte de águas límpidas. Certo dia, um índio tentou se abrigar na gruta e ao beber a água da fonte viu refletir no espelho d’água a imagem de uma enorme onça pronta para atacar.
Apavorado, o índio fugiu correndo em direção ao mar, que beijava as praias junto ao Morro do Penedo.
Desde então, a onça passou a ser guardiã da gruta, continuando a viver em seu interior. Para perpetuar esta lenda capixaba, seus personagens foram transformados em monumentos, estando a onça localizada no alto das pedras que formam a gruta, e o índio, na Avenida Beira-mar, próximo ao Morro do Penedo.
Monumentos
Vitória
Centro
Rua Barão de Monjardim - Acesso ao Parque Gruta da Onça
Yarema D'Ostrog Gembatiuk
Cimento pintado / PEDESTAL: Escultura fixada sobre rocha natural
H: 133 L: 60 C: 387
Entre entre 1963/68. Data mais provável: 1966
Placa de alumínio: PARQUE MUNICIPAL “GRUTA DA ONÇA” – ESTA ÁREA FOI RECUPERADA PELA PMV NA ADMINISTRAÇÃO HERMES LARANJA, COM O APOIO DA CVRD 1988
Prefeitura Municipal de Vitória