O monumento ao Imigrante Italiano é constituído por dois obeliscos em granito verde, com 30 metros de altura.
Um símbolo que destaca a importância da cultura italiana na formação do povo capixaba. Seus dois obeliscos representam esses dois povos, demonstrando que a distância geográfica não é uma barreira para a integração cultural.
Inaugurada em junho de 2000, a obra arquitetônica foi erguida na Praça da Itália, local que recebeu essa denominação em 1992. A forma verticalizada transformou o monumento num marco urbano de Vitória, uma construção que pode ser vista à distância e a partir de diversas perspectivas. Graças ao seu destaque, a Praça da Itália se transformou num ponto de referência da capital.
À noite, a iluminação especial é mais um detalhe que não passa despercebido. Refletores envolvem o monumento com as cores da bandeira da Itália, atraindo os olhares das pessoas que passam pela avenida Américo Buaiz e reforçando o significado da obra.
A estruturação do Monumento ao Imigrante Italiano envolveu poder público e sociedade empresarial. A Prefeitura de Vitória arcou com a maior parte dos custos; a ArcelorMittal, com o aço; e o empresário Bruno Zanette, com o granito. Uma comissão foi formada pelo vice-consulado da Itália para dar encaminhamento ao projeto.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória
Monumentos
Vitória
Enseada do Suá
Avenida Américo Buaiz / Praça da Itália
Sheila Basílio
Dois obeliscos em granito verde polido com 30 metros de altura e com 12 refletores, assentados sobre calçamento de granito.
Junho de 2000
Placa de granito polido – 100x199x6 com base de granito apicoado H: 114 – Placa de metal: RESPONSÁVEIS TÉCNICOS: AMG ENGENHARIA – SHEILA BASILIO ARQUITETURA – GARRA ENGENHARIA – MARIA DO ROSÁRIO PONTUAL
Secretaria Municipal de Cultura de Vitória