O Dr. Euryclides de Jesus Zerbini (nasceu em 07 de maio de 1912 em Guaratinguetá (SP) e veio a falecer em 23 de outubro de 1993 na cidade de São Paulo) foi o quinto médico do mundo a realizar o transplante de coração. Ele dizia: “Operar é divertido, é uma arte, é ciência e faz bem aos outros”.
Em 1935, com 23 anos formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo e, mais tarde, especializou-se no Hospital das Clínicas em cirurgia geral. Nos Estados Unidos estudou cirurgia toráxica, cardíaca e pulmonar. Começou a dedicar-se à cirurgia intracardíaca em 1945.
Em 1957 iniciou experiências para abertura do coração, em animais, utilizando circulação extracorpárea. Na Universidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, foi colega do dr. Christian Barnard, o primeiro cirurgião a realizar um transplante cardíaco.
Em 26 de Maio de 1968, realizou-se no Hospital das Clínicas, em São Paulo, pela equipe de Zerbini, o primeiro transplante de coração da América Latina. Realizado sem a droga ciclosporina, capaz de evitar a rejeição do órgão transplantado pelo organismo, o paciente viveu somente cerca de um mês. Em 1985, com descoberta da droga, a mesma cirurgia foi realizada com grande sucesso em um paciente portador da doença de Chagas.
O último transplante de coração feito pelo Dr. Zerbini e sua equipe aconteceu em 7 de janeiro de 1969. O êxito do cirurgião foi de grande importância não só nos meios científicos nacionais, mas também internacionais, trazendo para o país a admiração e o respeito das outras nações e tornando o Brasil um dos mais avançados centros de cirurgia cardiológica do mundo.
Professor da USP, criou o Centro de Ensino de Cirurgia Cardíaca, que se transformaria no Instituto do Coração (Incor), em 1975. Mais tarde, fazendo parte do Incor, surgiu a Fundação Zerbini para o Desenvolvimento da Bioengenharia, que também exporta tecnologia. Durante seus 58 anos de carreira, recebeu 125 títulos honoríficos e inúmeras homenagens de governos de todo o mundo. Realizou mais de 40 mil cirurgias cardíacas, pessoalmente ou por meio de sua equipe.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/euryclides-de-jesus-zerbini.jhtm
Monumentos
Vitória
Centro
Praça Ubaldo Ramalhete Maia
Carlo Crepaz
Busto em bronze / PEDESTAL: Mármore Chocolate (Cachoeiro de Itapemirim) levigado.
H: 61 L: 53 C: 28 / PEDESTAL: H: 128 L: 63,5 C: 42
06 de novembro de 1976
Assinado à direita: C. Crepaz / Placa de bronze com 25×35. AO PROFESOR EURYCLEDES DE JESUS ZERBINI, PAI DA CIRURGIA CARDÍACA NO BRASIL. A HOMENAGEM DOS SEUS CLIENTES E DA SOCIEDADE ESPÍRITOSSANTENSE DE CARDIOLOGIA. VITORIA – E.S. 6-11-1976
Secretaria Municipal de Cultura de VItória