Carlo Crepaz – * Ortisei Delomiti, Itália, 06 de abril de 1919 + 09 de setembro de 1992
Filho de Giacomo Crepaz e Adelinda Sotriffer. Escultor, pintor e professor. Em 1931, concluiu o curso de Arte na Escola de Belas Artes da cidade natal. Depois de se dedicar à escultura na Itália, onde expunha e recebia encomendas para obras públicas e privadas, decide transferir-se para o Brasil.
Em 1951 chega a Vitória, passando a professor de esculturas obras Pavonianas, no Santuário de Santo Antônio. Entre 1961 e 1981, leciona a disciplina de Modelagem e Escultura na antiga Escola de Belas Artes em Vitória, que ajudou a fundar e depois, no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Naturaliza-se cidadão brasileiro.
Em sua produção escultórica tem destaque a figura humana, especialmente os bustos de pessoas ilustres, além de figuras de temática saera e vultos históricos. Seu estilo manteve-se sempre preso aos padrões clássicos, não revelando nenhum apreço pelas simplificações, geometrizações e estilizações modernistas. A pintura foi atividade paralela, mas secundária na carreira do artista, comparada à escultura. No entanto, deixou dois quadros de temática religiosa no Santuário de Santo Antônio: o santo pregando aos peixes e a mula ajoelhada diante do Santíssimo Sacramento (1952). Pelos serviços prestados, recebeu o título de cidadão vitoriense, em 1965. Em 1987, já aposentado, volta à Itália, falecendo na mesma cidade em que nasceu, em 1992.
Seu estilo manteve-se sempre dentro dos padrões clássicos. Deixou mais de 150 obras em várias cidades do Espírito Santo, em outros estados brasileiros e países, principalmente bustos, santos e monumentos públicos em madeira ou bronze.
Cidade: Vitória
Homenageia o desembargador Afonso Cláudio. Busto colocado sobre pedestal de granito, alto e com floreiros laterais, no centro de canteiro redondo, formando conjunto com mais três canteiros iguais.
Cidade: Domingos Martins
Estátua construída em 1954, pelo escultor europeu Carlo Crepaz, para homenagear os colonos alemães.
Cidade: Vitória
Empresário capixaba de família tradicional, foi comerciante e exportador de café.
Cidade: Vitória
Catadora de papel muito conhecida em Vitória, percorria as ruas diariamente.
Cidade: Vitória
Foi o quinto médico do mundo a realizar o transplante de coração.
Cidade: Vitória
Não há comprovação que o autor tivesse intenção de homenagear o índio Araribóia, mas a população capixaba lhe deu este nome.
Cidade: Vitória
Médico humanitário, foi prefeito de Vitória no período de 13 de junho de 1966 a […]
Cidade: Vitória
O Papa Pio XII, vestido com os paramentos papais detalhadamente representados, faz o gesto de benção, não à cidade, mas ao porto. No pedestal encontram-se os símbolos papais.