Roberto Anselmo Kautsky

Roberto Anselmo Kautsky, nasceu em 23 de maio de 1924 na localidade de Santa Isabel, hoje distrito de Domingos Martins. Em 22 de maio de 1933 a família transferiu-se para Domingos Martins, onde reside até hoje.

Filho de pai austríaco e mãe alemã, a paixão pelas flores começou aos 9 anos de idade incentivado pelo pai que também foi um amante e protetor da natureza.

Roberto, Orquidófilo e bromeliófilo autodidata no estudo de plantas e bichos da Mata Atlântica, é conhecido também como o “Senhor das orquídeas”. Roberto é sem dúvida, o símbolo da determinação e do trabalho incansável pela natureza.

Um homem simples, alegre, determinado, curioso, é amante e preservacionista da natureza e da vida, é citado com respeito entre os cientistas devido as pesquisas e descobertas que contribuíram e continuam contribuindo para a ciência. Há muitos anos vem coletando plantas nos desmatamentos indiscriminados e reintroduzindo na natureza.

Kautsky transfomou seu sítio numa reserva natural na qual possui várias trilhas, onde protege as plantas e os bichos da Mata Atlântica. Além de várias descobertas registradas, sendo que algumas foram publicadas no Japão, Estados Unidos e Alemanha, tem outras tantas a espera de registros e novas publicações, como um peixe do gênero Trichomycterus, um novo sapo diferente, uma aranha, um macaco de cara escura e várias orquídeas e bromélias que estão sendo estudados para serem publicadas.

Acredita que viver com qualidade é estar em harmonia com a natureza, consigo mesmo e com os outros.

As maiores autoridades botânicas do mundo já visitaram o Sr. Roberto, que foi agraciado com o título de Membro Honorário (Honorary Trustee) pela Cryptanthus Society do Estados Unidos, e pela Bromeliad Society, também nos EUA.

FAMÍLIA

Roberto Carlos Kautsky, Austríaco fez do Brasil sua pátria de adoção, do Espirito Santo a sua forja de trabalho e de Domingos Martins seu ninho de amor. Casado com Elisabeth Schwambach tiveram três filhos, Rita Kautsky, Elberto Carlos Kautsky e Roberto Anselmo Kautsky.

Roberto Anselmo Kautsky aos 32 anos casou-se com Mercedes Majevsky Kautsky, e desta união nasceram Roberto Anselmo Kautsky Júnior e Antônio Carlos Kautsky que casaram respectivamente com Valéria Simon Kautsky e Maria Goreti Mayer Kautsky, que lhe deram cinco netos: André, Roberto, Raul, Milena e Elisa.

Fonte: http://www.institutokautsky.org.br/

Ficha Técnica

Tipo de monumento:

Monumentos

Cidade:

Domingos Martins

Bairro:

Sede

Endereço:

Praça Dr. Arthur Gerhardt / Av. Presidente Vargas

Data de inauguração:

Outubro de 2010

Inscrições:

O Monumento possui três colunas. Na primeira, uma planta. Na segunda, e maior, o busto de Roberto Anselmo Kautsky, com uma placa na frente com os dizeres “Amo a Deus e a natureza que Ele criou” Roberto Anselmo Kautsky. Na 3ª e última coluna, a 2ª maior, possui em seu topo uma placa com os dizeres “Núcleo Orquidófilo de Domingos Martins e Marechal Floriano”. Na frente desta coluna a placa: “Ao grande ambientalista e orquidófilo martinense ROBERTO ANSELMO KAUTSKY A gratidão do povo capixaba – Prefeitura Municipal de Domingos Martins – Administração 2009/2012 – Outubro/2010

Responsável:

Prefeitura Municipal de Domingos Martins

Vídeo

Galeria de Imagens

Como chegar

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura