Relógio da Praça Oito

Inaugurado em 1942, o Relógio da Praça Oito de Setembro é marco referencial para quem passa pelas avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel, no Centro de Vitória.

É um conjunto de quatro relógios, um em cada face da torre. A praça sempre foi ponto de encontro e vivência social e palco de inúmeros atos públicos e manifestações políticas.

Projetada por Jayme Figueira e construída sob responsabilidade de Radagásio Alves e Chico Francês, a torre do relógio possui 16 metros de altura.

Há duas versões para a fabricação dos relógios. A mais conhecida é de que ele seria obra de João Ricardo Hermann Schorling, um imigrante alemão, residente no município de Domingos Martins, desde o ano de 1919. Profissional raro no Espírito Santo naquele momento, Schorling se torna conhecido, sendo chamado para realizar serviços em diversas cidades. Antes dos relógios da Praça Oito de Setembro, ele é responsável pela construção do relógio da igreja de Biriricas, em 1925, e o da torre da igreja luterana de Domingos Martins, em 1937.

Na outra versão, o relógio teria sido comprado da Bélgica pelo engenheiro Moacir Avidos, quando era prefeito de Vitória, em 1928. Não instalado, ele teria sido guardado em um depósito da Prefeitura Municipal de Vitória. Resgatado pelo prefeito Américo Monjardim, no início da década de 40, ele teria sido enviado a João Ricardo Hermann Schorling para ser restaurado.

O relógio tocava, de hora em hora, os primeiros acordes do Hino do Estado do Espírito Santo.

Fonte: Patrimônio Cultural do Espírito Santo – Governo do Estado do Espírito Santo – 2009

Proteção Legal: Resolução nº 1/1992 do Conselho Estadual de Cultura. Inscrição no Livro Tombo Histórico sob o nº 181, folhas 30v e 31

Ficha Técnica

Tipo de monumento:

Monumentos

Cidade:

Vitória

Bairro:

Centro

Endereço:

Praça Oito de Setembro

Dimensões:

16 metros de altura

Data de inauguração:

1942

Inscrições:

Placa 1: Prefeitura Municipal de Vitória – Restauração da Praça Oito – Administração do Prefeito Paulo Hartung – Secretária de Obras Marilza Barboza Prado Lopes – Concluída em dezembro de 1996 / Placa 2: Praça 8 de Setembro – Projeto Arquitetônico: Arq. Jayme Fernandes Figueira / Projeto Mecânico do Relógio: João Ricardo Hermann Schorling / Inaugurada em Setembro de 1941.

Responsável:

Governo do Estado do Espírito Santo

Vídeo

Galeria de Imagens

Como chegar

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura