Papa Pio XII

Papa Pio XII foi o 260º soberano da Igreja Católica. Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli nasceu em Roma no dia 2 de março de 1876.

Como intelectual, publicou algumas obras, mas recusou ser professor em cadeiras de Direito Canônico até aceitar lecionar na Pontifícia Academia Eclesiástica, importante formadora da Cúria Romana. Foi o representante do Vaticano no Congresso Eucarístico Internacional e representou a Santa Sé em várias ocasiões públicas nas quais esteve em contato direto com grandes líderes de Estado.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Pacelli assume a responsabilidade de promover a política papal durante o conflito. Tenta, especialmente, evitar a entrada da Itália na guerra, mas não obtém êxito.

Com o falecimento do papa Pio XI, teve início o conclave de 1939 para escolher o novo soberano da Igreja Católica. No dia do aniversário de Pacelli, 2 de março, ele foi eleito para assumir o cargo de Supremo Pontífice, adotando, então, o nome de Papa Pio XII.

Papa Pio XII assumiu a liderança da Igreja em um momento crítico para a humanidade. Não tardou para que, no mesmo ano, começasse a Segunda Guerra Mundial. Procurou de todas as formas evitar o combate, porém sem sucesso. Passou os anos do conflito tentando alcançar a paz e condenou a perseguição aos judeus. Quando os nazistas invadiram Roma, abriu a Santa Sé para os refugiados e concedeu cidadania a quase 1.500.000 de pessoas. O ativo posicionamento de Pio XII contra o que acontecia na Europa fez com que Hitler ameaçasse raptá-lo.

Com todas as adversidades, o Papa Pio XII superou a Segunda Guerra Mundial com um esforço notório pela paz, muito embora seja alvo de polêmicas discussões.

Papa Pio XII faleceu no dia 9 de outubro de 1958. Seu corpo foi embalsamado de maneira equivocada, o que ficou notório durante seu velório. O odor e a decomposição aconteceram de forma intensa. Seus restos mortais foram removidos secretamente no dia 12 de outubro para finalmente receber um tratamento correto.

Ficha Técnica

Tipo de monumento:

Monumentos

Cidade:

Vitória

Bairro:

Centro

Endereço:

Praça Pio XII, no encontro das avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar), rua Marcelino Duarte e avenida Princesa Isabel.

Autor:

Carlo Crepaz

Obra:

Cimento branco / PEDESTAL: Placas de granito Preto Santa Angélica lustrado.

Data de inauguração:

Dezembro de 1964

Inscrições:

Placas originais do pedestal desaparecidas / Placa atual – PAPA PIO XII * 1876 + 1958 Pontificado 1939 a 1958 – Carlo Crepaz – Escultor – * 1911 + 1992 / Inauguração Dezembro 1964 – Solon Borges Marques – Prefeito de Vitória – Jair de Andrade – Vice-prefeito de Vitória / Restauração Maio de 2008 – João Carlos Coser – Prefeito de Vitória – Sebastião José Balarini – Vice-prefeito de Vitória – Maria Helena Costa Signorelli – Secretária de Cultura

Responsável:

Secretaria Municipal de Cultura de Vitória

Vídeo

Galeria de Imagens

Como chegar

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura