Padre Alfonso Pastore nasceu em Soledade, Rio Grande do Sul, no dia 8 de novembro de 1932. Era o 5º filho de uma família de sete irmãos. Seus pais, José Pastore e Maria Ranzolin Pastore eram agricultores e muito religiosos.
Foi ordenado Padre no dia 29 de junho de 1958.
Em Vitória, Padre Alfonso foi pároco das igrejas de São Pedro, Praia do Suá, Porto de Santana, e fundador da Paróquia São Camilo na Mata da Praia.
Na Mata da Praia, a exemplo de Porto de Santana, Padre Alfonso dedicou-se a criar pequenas comunidades, onde as famílias pudessem se conhecer, se visitarem e compartilharem dos valores cristãos.
Padre Alfonso implantou o curso da palavra, grupos de oração, experiencias de oração, preparação para Liturgia, missa dos enfermos, preparações para os sacramentos desenvolvidos nas comunidades, e ainda, desenvolveu uma parceria entre comunidades da Mata da Praia e comunidades de Porto de Santana, particularmente em Flexal II.
Pe. Alfonso trabalhou com menores de rua, mães solteiras, atendia leprosários, manicômios, sanatórios psiquiátricos e presos. Além disso, dedicou parte da sua vida para escrever, fazendo de suas obras, verdadeiras pérolas para o clero e para os leigos. Dentre seus livros publicados, destacam-se. “Eu também não acreditava no amor e no poder de Jesus”, “Acolhimento”, “O Iníquo Sistema Carcerário” e “Missa de Cura e Testemunho”.
Pastore morreu no dia 17 de março de 2000, em Vitória, aos 67 anos de idade.
Monumentos
Vitória
Mata da Praia
Praça Benedito Rodrigues da Cruz
“Se não for para ir para o céu, não vale a pena viver” (Pe Alfonso Pastore)