Monumento Inaugural das Obras da 3ª Ponte

A Coluna de concreto armado simboliza um dos pilares de sustentação da 3ª Ponte.

Terceira Ponte, oficialmente Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, liga as cidades de Vitória e Vila Velha, e foi a maior obra já realizada no estado, tornando-se um dos cartões-postais das duas cidades e do estado.

O povo apelidou-a de Terceira Ponte logo que foi anunciado o projeto de sua construção, devido às duas outras pontes que já existiam anteriormente ligando Vitória a Vila Velha: Ponte Florentino Avidos (conhecida como Cinco Pontes) e a Segunda Ponte (Ponte do Príncipe).

A primeira ponte (Florentino Avidos), inaugurada em 1928, ligou o coração de Vitória com os fundos de Vila Velha. A segunda, aberta em 1979, trouxe o tráfego continental para o miolo da capital, Vitória.

A Terceira Ponte possui 3,33 km de extensão, vão principal com 70 m de altura e 260 metros de um pilar ao outro, permitindo assim o acesso de navios de grande porte à baía de Vitória.

Ficha Técnica

Tipo de monumento:

Monumentos

Cidade:

Vitória

Bairro:

Enseada do Suá

Endereço:

Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça

Obra:

Coluna de concreto armado.

Data de inauguração:

Houve 04 atos inaugurais, reportando as fases de complementações da obra. O início da obra foi em 14 de agosto de 1978 e a conclusão em 23 de agosto de 1989.

Inscrições:

Placa 1: Em 14 de agosto de 1978 – Na presença de suas excelências o Gov. do Estado do Espírito Santo ÉLCIO ALVARES e o Ministro Chefe da Secretaria de Planejamento da Presidência da República JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO foram iniciadas as obras de construção da 3ª Ponte de Vitória, ligando a Ilha de Vitória ao continente, sendo presidente da Ceterpo LENILDO DE ALMEIDA LUCAS. / Placa 2: Em 26 de novembro de 1984 – Na presença de suas excelências o Governador do Estado do Espírito Santo GERSON CAMATA e o Presidente do Congresso Nacional, o Senador MOACYR DALLA foram reiniciadas as obras de construção da Terceira Ponte de Vitória, ligando a Ilha de Vitória ao continente sendo presidente da Ceterpo JOÃO LUIZ DE MENEZES TOVAR. / Placa 3: Em 13 de março de 1987 – Na presença de suas excelências o Governador do Estado do Espírito Santo JOSÉ MORAES e o Senador GERSON CAMATA foram concluídas as obras de concreto da Terceira Ponte de Vitória, ligando a Ilha de Vitória ao Continente, sendo presidente da Ceterpo JOÃO LUIZ DE MENEZES TOVAR. / Placa 4: PONTE DEPUTADO CASTELLO MENDONÇA. / Placa 5: Em 23 de agosto de 1989 foi entregue ao povo do Espírito Santo a Terceira Ponte, cujas obras foram iniciadas em 14 de agosto de 1978. Governador do Estado do Espírito Santo MAX FREITAS MAURO – Secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas LUIZ ANTÔNIO POLESE – Presidente da Ceterpo JOÃO LUIZ DE MENEZES TOVAR / Placa 6: Comemoração 18 anos da Ponte DEPUTADO DARCY CASTELO DE MENDONÇA – Inauguração das Cabines Exclusivas para Motocicletas – PAYULO CESAR HARTUNG GOMES Governador do Estado do Espírito Santo – RICARDO DE REZENDE FERRAÇO Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas – EDUARDO ANTÔNIO MANNATO GIMENES Diretor Geral do DER-ES – FLÁVIO MEDRANO DE ALMADA Diretor Presidente da Rodosol 1989-2007

Vídeo

Galeria de Imagens

Como chegar

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura