José de Anchieta

Autor: Não identificado

JOSÉ DE ANCHIETA (1534-1597) foi um padre jesuíta espanhol. O “Apóstolo do Brasil“, foi beatificado pelo Papa João Paulo II e canonizado pelo Papa Francisco, no dia 3 de abril de 2014.

Nasceu em San Cristóbal de La Laguna, na ilha de Tenerife, nas Canárias, pertencente à Espanha. Filho de João Lopez de Anchieta, fidalgo basco, e Mência Dias de Clavijo y Lerena, descendente dos conquistadores de Tenerife. Aprendeu as primeiras letras em casa, ingressou na escola dos dominicanos.

Em 1553 é escolhido para as missões em terras brasileiras. Com um grupo de religiosos, integra a frota de Duarte da Costa, segundo Governador-Geral do Brasil, enfrentando 65 dias de viagem, chefiados pelo Padre Luís de Grã. Ao descer na Capitania de São Vicente, Anchieta teve seu primeiro contato com os índios. A ação dos jesuítas na catequese dos índios se estendia de São Vicente até os campos de Piratininga.

José de Anchieta junto com outro religiosos, com o objetivo de catequizar os índios carijós, sobem a Serra do Mar, rumo ao Planalto, onde vão se instalar e fundar o Colégio Jesuíta. No dia 24 de janeiro de 1554, dia da conversão do Apóstolo São Paulo, celebram uma missa, em sua homenagem. Era o início da fundação da cidade de São Paulo.

José de Anchieta participou da luta para expulsão dos franceses, que em 1555, haviam invadido o Rio de Janeiro e conquistado os índios tamoios. Depois de várias lutas, finalmente foram expulsos no dia 18 de janeiro de 1567.

Em 1577, com 43 anos e 24 passados no Brasil, Anchieta é designado provincial, o mais alto cargo da Companhia de Jesus no Brasil. Com a função de administrar os Colégios Jesuítas do país, viaja para Olinda, em Pernambuco, para Bahia, Reritiba (hoje Anchieta) no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo. Foram 10 anos de visitas.

Em 1597, o padre José de Anchieta, já doente vai para Reritiba (hoje Anchieta), aldeia que fundou no Espírito Santo, onde passa seus últimos dias, falecendo no dia 9 de julho de 1597.

Fonte: http://www.e-biografias.net/

Ficha Técnica

Tipo de monumento:

Monumentos

Cidade:

Anchieta

Bairro:

Centro

Endereço:

Avenida Carlos Lindemberg

Data de inauguração:

09 de junho de 2011

Inscrições:

BEATO JOSÉ DE ANCHIETA Jesuíta espanhol nascido em Tenerife, nas ilhas Canárias 1534 – 1597 / Homenagem do povo de Anchieta ao “Apóstolo do Brasil” / “Rerigtiba, meu recanto, de lá para cá eu venho…” Pe. Anchieta / Edival José Petri – Prefeito / Paula Louzada Martins – Vice-Prefeita / Telma Amaral – Gerente de Cultura / Hippólito Alves – Escultor / Prefeitura de Anchieta / 09 de junho de 2011 / ESTA OBRA SUBSTITUI A ESTÁTUA INSTALADA EM 1997, ALUSIVA AO IV CENTENÁRIO

Vídeo

Galeria de Imagens

Como chegar

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura