Jones dos Santos Neves

Jones dos Santos Neves (São Mateus, 29 de dezembro de 1901 – 20 de dezembro de 1973), foi político, governou o Espírito Santo por duas vezes, a primeira como interventor federal, de 21 de janeiro de 1943 a 27 de outubro de 1945, e depois como governador eleito, a partir de 31 de janeiro de 1951, sendo substituído por Francisco Alves Ataíade em 10 de outubro de 1952.

O planejamento de sua gestão foi organizado através do Plano de Valorização Econômica, que estabeleceu prioridades de governo. Acreditando que o Espírito Santo não poderia ficar dependendo do café, pretendeu estruturar as bases de um processo industrial. Absorveu quase metade da receita estadual e concentrou-se nas seguintes áreas:

– Aparelhamento e ampliação do Porto de Vitória; – Construção da ponte sobre o rio Doce, em Linhares, facilitando a comunicação e o escoamento da produção do norte e noroeste do estado; – Ampliação das vias rodoviárias – Vitória/Colatina, Vitória/Cachoeiro de Itapemirim e Cachoeiro/Alegre/Guaçuí; – Início da pavimentação asfáltica no Espírito Santo.

Ficha Técnica

Tipo de monumento:

Monumentos

Cidade:

Vitória

Bairro:

Bento Ferreira

Endereço:

Rua Cel. Schwab Filho

Autor:

Leonardo Lima

Obra:

Busto de bronze / PEDESTAL: 1º - granito polido / 2º - cimento pintado com asfalto.

Dimensões:

H: 80 L: 85 C: 50 / PEDESTAIS: H: 145 /100 L: 73 / 55 C: 73 / 36

Data de inauguração:

Não confirmada - 1950

Inscrições:

Assinado no verso do busto à direita – LEONARDO LIMA – Na base do busto – FUNDIDO POR LIBOREDO E RIGOH Oficial AGP / 1ª PLACA – bronze com 65 x 47,5 – EM SUA TREPIDANTE E FECUNDA ADMINISTRAÇÃO ELE SE LEMBROU DE NÓS. – U.A.G.E.S – A.L.E.A.C – G.R.B – G.L.E.S.V – G.C.A – G.L.E.L.R – G.L.E.C – G.L.E.S.C – G.L.E.E.N – C.E.C / 2ª E 3ª PLACAS – alumínio com 29,3 x 21 – PREFEITURA DE VITÓRIA – GINÁSIO DE ESPORTES JONES DOS SANTOS NEVES – João Carlos Coser: Prefeito de Vitória – Sebastião José Balarini: Vice-Prefeito de Vitória – Elias Antonio Coelho Marochio: Secretário de Projetos e Obras Especiais – Guilherme Filgueiras de Carvalho: Secretário de Esportes e Lazer – Obra reinaugurada em 13 de Março de 2008 / CASA DO ESTUDANTE CAPIXABA
Leonardo Lopes de Oliveira: Presidente – Éverton de Brito Martins: Vice-Presidente – André Luiz Carvalho Nogueira: Secretário Geral – Inauguração em 15 de Novembro de 1950 – Reinauguração em 13 de Março de 2008

Responsável:

Secretaria Municipal de Cultura de Vitória

Vídeo

Galeria de Imagens

Como chegar

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura