Imigrante Italiano

O monumento ao Imigrante Italiano é constituído por dois obeliscos em granito verde, com 30 metros de altura.

Um símbolo que destaca a importância da cultura italiana na formação do povo capixaba. Seus dois obeliscos representam esses dois povos, demonstrando que a distância geográfica não é uma barreira para a integração cultural.

Inaugurada em junho de 2000, a obra arquitetônica foi erguida na Praça da Itália, local que recebeu essa denominação em 1992. A forma verticalizada transformou o monumento num marco urbano de Vitória, uma construção que pode ser vista à distância e a partir de diversas perspectivas. Graças ao seu destaque, a Praça da Itália se transformou num ponto de referência da capital.

À noite, a iluminação especial é mais um detalhe que não passa despercebido. Refletores envolvem o monumento com as cores da bandeira da Itália, atraindo os olhares das pessoas que passam pela avenida Américo Buaiz e reforçando o significado da obra.

A estruturação do Monumento ao Imigrante Italiano envolveu poder público e sociedade empresarial. A Prefeitura de Vitória arcou com a maior parte dos custos; a ArcelorMittal, com o aço; e o empresário Bruno Zanette, com o granito. Uma comissão foi formada pelo vice-consulado da Itália para dar encaminhamento ao projeto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória

Ficha Técnica

Tipo de monumento:

Monumentos

Cidade:

Vitória

Bairro:

Enseada do Suá

Endereço:

Avenida Américo Buaiz / Praça da Itália

Autor:

Sheila Basílio

Obra:

Dois obeliscos em granito verde polido com 30 metros de altura e com 12 refletores, assentados sobre calçamento de granito.

Data de inauguração:

Junho de 2000

Inscrições:

Placa de granito polido – 100x199x6 com base de granito apicoado H: 114 – Placa de metal: RESPONSÁVEIS TÉCNICOS: AMG ENGENHARIA – SHEILA BASILIO ARQUITETURA – GARRA ENGENHARIA – MARIA DO ROSÁRIO PONTUAL

Responsável:

Secretaria Municipal de Cultura de Vitória

Vídeo

Galeria de Imagens

Como chegar

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura