Florentino Avidos

Florentino Avidos nasceu no Rio de Janeiro em 18 de novembro de 1870, onde também faleceu, no ano de 1956. Foi engenheiro e político. Presidente do Espírito Santo de 23 de maio de 1924 a 30 de junho de 1928, além de Senador (1929-1930) durante a República Velha.

Era cunhado de Jerônimo Monteiro. Antes de ingressar na administração pública trabalhou no governo de Nestor Gomes, seu antecessor, como engenheiro-chefe dos Serviços de Melhoramento de Vitória. Como governador revolucionou a economia do Espírito Santo construindo as Cinco Pontes sobre a baía de Vitória e a ponte sobre o Rio Doce, em Colatina. Esta última contribuiu muito para o povoamento da região noroeste do Estado.

Também construiu a estrada de Santa Teresa a São João de Petrópolis e em Vitória o seu trabalho mudou a cara da cidade: construiu os prédios onde hoje estão a FAFI e o MAES, o Arquivo Público, os mercados da Capixaba e da Vila Rubim e o viaduto Caramuru. Calçou ruas e criou os acessos à Jucutuquara, Maruípe, Camburi, Carapebus e Jacaraípe. Fez as escadarias Maria Ortiz, Cleto Nunes, da Piedade e determinou a reabertura do acesso rodoviário ao Convento da Penha. Ao seu lado, tinha como homem forte o filho mais velho, o engenheiro Moacir Avidos.

Ficha Técnica

Tipo de monumento:

Monumentos

Cidade:

Vitória

Bairro:

Centro

Endereço:

Praça Costa Pereira

Autor:

Não identificado

Obra:

Busto em bronze / PEDESTAL: Granito cinza Corumbá apicoado.

Dimensões:

H: 74 L: 60 C: 33 / PEDESTAL: H: 227 L: 145 C: 145

Data de inauguração:

30 de junho de 1928

Inscrições:

Na base posterior do busto: FUNDIÇÃO CAVINA RIO / Letras em bronze sobre o pedestal: AO PRESIDENTE AVIDOS O POVO VICTORIA 30 – 6 – 1928

Responsável:

Secretaria Municipal de Cultura de Vitória

Vídeo

Galeria de Imagens

Como chegar

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura