Ceciliano Abel de Almeida

Autor: Não identificado

Ceciliano Abel de Almeida foi engenheiro, professor, administrador, historiador e escritor, entre tantas outras atividades. Nascido a 25 de novembro de 1878, em São Mateus, filho dos lavradores José Abel de Almeida e Deolinda Francisca Medeiros de Almeida, cursou o primário em sua cidade natal, e fez o ensino secundário em Petrópolis, e posteriormente o curso de Engenharia.

Devido à sua origem situada numa família de baixa renda, teve de trabalhar para custear os estudos e a estadia na capital do Brasil. Começava, então, a estruturar sua carreira de professor de Aritmética, Álgebra e Geometria. Por outro lado, também foi revisor de textos em jornais, demonstrando seu talento em outra área.

No final de 1905 recebeu convite do engenheiro Pedro Nolasco para residir no Espírito Santo, especialmente para trabalhar na construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas. O trabalho foi realizado até 1908, ano em que recebeu outro convite, iniciando sua vida de participante da administração pública, como diretor de Viação e Obras e de Terras e Colonização do governo Jerônimo Monteiro.

A atuação naquela diretoria seria tão reconhecida, que preparou sua entrada em outra esfera da administração. Ceciliano foi nomeado como o primeiro prefeito de Vitória, de 9 de fevereiro a 1º de setembro de 1909. Um de seus trabalhos marcantes nessa fase é salientado na participação de uma comissão que desenvolveu um estudo topográfico dos limites com os estados de Minas Gerais e Bahia. Naquele mesmo ano, a Imprensa Estadual publicou relatório de sua autoria, que denota a preocupação em narrar os dados colhidos, mas com tom de sensibilidade: “Dentro em pouco a cidade será iluminada à luz elétrica, ficando assim dotada de um importantíssimo melhoramento que muito concorrerá para o seu embelezamento”.

O reconhecimento do trabalho do engenheiro rendeu uma seqüência de participações, especificamente na construção de estradas de ferro. Em Virgínia (EUA), no período de 1909 a 1910, trabalhou na construção da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo, depois denominada Leopoldina Railway. Em 1911, voltou a colaborar com a Estrada de Ferro Vitória a Minas. Em 1912, participou da construção da Estrada de Ferro Santa Cruz a Barbados.

Voltou a ocupar oposto de prefeito de Vitória, no período de 1947 a 1948. Em 1954, recebeu convite do governador Jones dos Santos Neves para assumir o cargo de reitor da recém-criada Universidade do Espírito Santo. Também exerceu outros cargos de relevância como a presidência da Companhia Telefônica do Espírito Santo, além da presidência de Instituições intelectuais importantes como o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e a Academia Espírito-Santense de Letras. A 2 de junho de 1965, um colapso cardíaco o silenciou para sempre.

Extraído do site
http://www.morrodomoreno.com.br/materias/ceciliano-abel-de-almeida.html

Ficha Técnica

Tipo de monumento:

Monumentos

Cidade:

Vitória

Bairro:

Bento Ferreira

Endereço:

Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 / Hall da Prefeitura Municipal de Vitória

Data de inauguração:

25 de novembro de 1978

Inscrições:

PLACA FIXADA NA PAREDE, ACIMA DO BUSTO: “Ceciliano Abel de Almeida – Primeiro Prefeito de Vitória – 09.02.1909 à 01.09.1909 – 1º Período / 01.04.1947 à 12.10.1948 – 2º Período / Nascido em 25.11.1878 / Falecido em 02.06.1965 / Homenagem da cidade de Vitória em 25.11.1978”

Vídeo

Galeria de Imagens

Como chegar

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura