Ugo Taddei

Ugo Taddei nasceu em Roma, Itália e faleceu no Estado da Guanabara, hoje cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 1950.

Veio para o Brasil em 1911. Residiu no Rio de Janeiro.

Esteve em Vitória especialmente para a execução de esculturas e trabalhos de ornamentação do Teatro Carlos Gomes, projetado por André Carloni e inaugurado em 05 de janeiro de 1927.  É, também, o autor dos bustos de Getúlio Vargas e Muniz Freyre.

Tem obras no prédio da antiga Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, hoje Câmara Municipal de Niterói, inaugurada em 1º de agosto de 1917, prédio tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC – juntamente com todo o conjunto urbanístico da Praça da República. A fachada principal do prédio inspira-se num templo romano, com seis colunas e um frontão triangular de ornamentação simples, onde se vê pintado o brasão do Estado do Rio de Janeiro. A entrada se faz por cinco grandes portas em arco pleno precedidas pela Ordem e o Progresso, de sua autoria. A Ordem é representada pela figura feminina, em vestes romanas e que traz na mão direita uma espada e tem a mão esquerda apontando para um livro. Seu simbolismo fala da ordem fundamental nas leis e mantida pela energia que corrige. A alegoria Progresso é também uma figura feminina que tem à sua mão direita uma tocha ao alto e, a seus pés, um jovem segurando engrenagens industriais. Representa as perspectivas de acelerado progresso, trazido pelo desenvolvimento industrial.

Fonte: “Niterói Patrimônio Cultural”, editado pela SMC/Niterói Livros, em 2000.

Monumentos

Getúlio Vargas – Busto

Cidade: Vitória

Político, presidente do Brasil por duas vezes.

Muniz Freire

Cidade: Vitória

Governador por dois períodos no Espírito Santo (1892 a 1896 e 1900 e 1904), um por eleição indireta e outro por eleição direta.


  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura