Iemanjá vai ver 2018 chegar de “roupa nova”

28 de dezembro de 2017

Uma série de restaurações em patrimônios culturais de Vitória vem acontecendo ao longo do ano de 2017. Dessa vez, o trabalho está sendo feito na estátua de Iemanjá, na Praia de Camburi, que está ganhando pintura nova a tempo de receber turistas e moradores que forem passar réveillon na orla.

De acordo com o secretário de cultura da Capital, Francisco Grijó, essa restauração é uma extensão da política de preservação do patrimônio cultural da cidade. “A nossa proposta é adequar o monumento mantendo as características originais”, disse.

Francisco afirmou que o restauro de um monumento como a estátua de Iemanjá é uma maneira de aliar a valorização do patrimônio cultural com a diversidade cultural e religiosa da Capital.

DIVERSIDADE

O secretário de cultura de Vitória ressaltou a importância de realizar uma obra de restauração como essa em um momento como a virada de ano. “Acreditamos que o final do ano é uma época de celebração para as mais diversas culturas, já que simboliza a renovação. É um período muito emblemático”, disse.

O fato de o local ser utilizado por muitas pessoas durante as festas de réveillon também foi levado em consideração. “Muitas culturas diferentes celebram a chegada de um novo ano naquela região. É muito importante que a estátua esteja restaurada. A figura de Iemanjá é um símbolo para algumas religiões, especialmente as de matriz africana. É justo que a cidade se preocupe em restaurar”, afirmou o secretário de cultura.

TRABALHO

O restaurador Tarcísio Assis de Oliveira trabalha na pintura e recuperação da estátua de Iemanjá desde 2014. “O restauração mais difícil foi quando o monumento foi alvo de vândalos e eu precisei reconstruir três dedos da mão da estátua”, relembra.

Para Tarcísio, recuperar a obra é um trabalho muito especial. “É uma questão que vai além do aspecto profissional. Não é só um trabalho, eu tenho muito respeito pelo que ela representa”, disse.

Tarcísio trabalha na pintura e na recuperação da estátua de Iemanjá, em Camburi

Tarcísio trabalha na pintura e na recuperação da estátua de Iemanjá, em Camburi
Foto: Carlos Alberto Silva

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura