Inauguração de dois Monumentos marcam a semana na Grande Vitória

23 de maio de 2016

Esta semana será marcada pela entrega de dois importantes monumentos na Grande Vitória.

LUÍZA GRIMALDI OU GRINALDA – Vila Velha

O primeiro deles acontece na noite desta segunda-feira, 23 de maio, dia da colonização do solo espírito-santense e aniversário de 481 anos da cidade de Vila Velha.

A cidade canela verde ganha a estátua da capitoa Luíza Grimaldi (ou Grinalda), que governou o Espírito Santo de 1589 a 1593, viúva do donatário Vasco Fernandes Coutinho Filho. A obra do escultor Hippolito Alves será inaugurada hoje à noite (23/05) na Casa da Memória de Vila Velha, na Prainha, a partir das 19 horas.

MAURÍCIO DE OLIVEIRA – Vitória

Na próxima quarta-feira, dia 25 de maio, na praia de Camburi, em Vitória, quem recebe a homenagem é Maurício de Oliveira. A partir das 19 horas, próximo ao quiosque número quatro.

Nascido em Vitória, em 1925, filho de pescador, passou a infância na região da Praia do Suá, período em que já se dedicava à música através do aprendizado do violão com seu irmão mais velho.

No decorrer da sua vida artística, recebeu inúmeros prêmios, entre eles o 2º lugar no Festival Internacional do Violão, em 1955, em Varsóvia, além de um prêmio da Fundação Cultural do Espírito Santo por sua contribuição ao desenvolvimento da música capixaba.

Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo, sendo considerado mestre de vários chorões da cidade de Vitória e uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo. Faleceu em setembro de 2009.

Luiza Grimaldi ou Grinalda - Foto Manoel Goes / Publicação Coluna Victor Hugo - jornal A Gazeta   Estátua Maurício de Oliveira - Foto Fernanda Brescia/PMV

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura