MONUMENTOS CAPIXABAS é destaque no Folha Vitória

5 de novembro de 2015

Folha Vitória
Blog INCENTIVADORES DE CULTURA, da jornalista e produtora cultural Ivana Esteves

Com o intuito de ser uma ferramenta a mais a contribuir para o resgate e a valorização da memória presente nas ruas, avenidas e prédios públicos do Espírito Santo, o jornalista carioca, radicado no Estado,  Mário L. Fosse, idealizador e coordenador do Projeto Monumentos Capixabas, lança no próximo mês a primeira edição de seu projeto – Monumentos Capixabas – Livro I – Vitória, que contou com o apoio da Lei Rubem Braga. O projeto, cujos registros irão se estender a todos os municípios do Estado, abarca além de livros direcionados ao ensino médio, também vídeos-documentários, com relatos e imagens de nossa história e a produção de livros infantis.

Com essa abrangência, Monumentos Capixabas um projeto da Ofício Comunicação e Cultura, e com produção audiovisual em parceria com a Sonorus Produções, foi submetido e aprovado também na Lei Rouanet.  Agora os realizadores do projeto iniciam uma via crucis em busca de  empresas interessadas em patrocinar a produção de um vídeo documentário que percorrerá 08 municípios capixabas e, além do documentário, filmarão o vídeo de outros 20 monumentos das cidades de Anchieta, Aracruz, Colatina, Domingos Martins, Linhares, Serra, Vila Velha e Vitória.

Monumentos Capixabas surgiu com o objetivo de registrar todos os monumentos espalhados pelas 78 cidades do Espírito Santo, sejam eles esculturas, estátuas, bustos, igrejas e casarios antigos, mostrando a localização e informações desses importantes pontos históricos e culturais. No site www.monumentoscapixabas.com.br os monumentos são separados pela cidade em que estão localizados, e cada monumento possui seu espaço exclusivo com informações.

Essas informações começam a ganhar um vídeo como complemento. Em fase de produção, o primeiro vídeo é uma narrativa fílmica que principia com o donatário Vasco Fernandes Coutinho, a partir dos monumentos erguidos em sua homenagem nas cidades de Vila Velha e Vitória. Portanto, a produção do vídeo terá filmagens realizadas na Prainha, Casa da Memória de Vila Velha e na cidade de Vitória. O vídeo contará com relatos de pesquisadores e historiadores, que remontarão a história do primeiro governante do Estado, o primeiro a administrar nossas terras no regime das capitanias hereditárias.

O LIVRO

Ainda em 2015 será lançado o primeiro livro do projeto. MONUMENTOS CAPIXABAS – LIVRO I – VITÓRIA, foi aprovado pela Lei Rubem Braga da prefeitura de Vitória e traz os monumentos da capital. Estátuas, bustos e outros tipos de monumentos da capital são retratados em 140 páginas desse primeiro livro. A partir de 2016 outras publicações serão lançadas, inclusive direcionadas para o público infantil.

Link para Folha Vitória: http://www.folhavitoria.com.br/entretenimento/blogs/incentivadores-de-cultura/2015/11/05/projeto-sobre-monumentos-capixabas-aprovado-na-lei-rouanet-procura-empresas-parceiras/

 

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura