Prédio histórico dará lugar a ponte

9 de junho de 2015

Foto: Fernando Madeira
Reportagem: Cláudia Feliz – jornal A Gazeta

A demolição de um prédio antigo no Centro de Santa Teresa para dar espaço à passagem de veículos pesados está causando polêmica na primeira colônia italiana do Brasil, que neste mês festeja 141 anos de imigração. O prédio, de propriedade da família Bassetti, fica na Rua Coronel Avancini, próxima à Rua de Lazer da cidade.

Quem quer demolir o prédio, instalado numa área de 560 metros quadrados, é o prefeito Claumir Antônio Zamprogno (PSB).

Procurados ontem à tarde por A GAZETA, herdeiros de Orli Bassetti, que morreu em janeiro deste ano, não quiseram dar entrevista, mas Zamprogno diz que eles estão decididos a vender o casarão, cuja data de construção o prefeito não sabe informar. “Sua fachada tem mais de 50 anos, mas foi descaracterizada”, diz ele.

A parte superior está desabitada e no primeiro piso há duas lojas.

Segundo Zamprogno, a área do prédio tem preço de mercado estimado em R$ 1,3 milhão. Ainda nesta semana, será publicado um ato tornando a área de interesse público para desapropriação. “Depois, mandaremos o projeto de lei para a Câmara de Vereadores, para obtermos autorização de pagamento da área. Em seguida, demoliremos o prédio”, diz.

Segundo ele, a demolição favorecerá a construção de uma ponte sobre o Rio São Lourenço, viabilizando a ligação entre as ruas Ângelo Pretti e Getúlio Vargas.

Sem essa passagem, caminhões carregados com esterco, ovos e madeira, provenientes de Santa Maria de Jetibá, fazem difíceis manobras pelas estreitas ruas do Centro de Santa Teresa.

O tráfego desses veículos já provoca rachaduras em imóveis que estariam hoje com mais de 100 anos. Moradores como Luiz Busatto dizem que a demolição descaracterizará a cidade. “Estão priorizando o tráfego de veículos, que abala a estrutura das casas antigas, feitas sem concreto e ferragem”, diz ele.

A Gazeta 09 de junho de 2015 – Página 03

A Gazeta 09 de junho de 2015 – Página 04

O assunto também é tema de reportagem do jornalista Nilo Tardim, publicado hoje no jornal A Tribuna.

A Tribuna – 09 de junho de 2015

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura