Escultura do Rei vai virar ponto turístico

11 de Abril de 2015

Reportagem e foto: Alessandro de Paula – jornal A Tribuna

Terra do rei Roberto Carlos, Cachoeiro de Itapemirim passará a ter, a partir da próxima sexta-feira, dia 17, uma escultura em tamanho real do cantor (1,72m), pesando 1,5 tonelada e esculpida em mármore branco.

A obra de arte produzida pela artista Ângela Borelli vai virar ponto turístico e será instalada na Praça Pedro Cuevas Júnior, na entrada da rua João de Deus Madureira, no Centro, onde está a Casa de Cultura Roberto Carlos, residência em que nasceu o cantor.

A solenidade de inauguração da escultura será às 9 horas. A data foi escolhida em função da proximidade do aniversário do Rei, que completa 74 anos no dia 19.

A cerimônia terá a presença da artista plástica Ângela Borelli, que virá de São Paulo, onde mora. Ela doou a escultura em2011 para Cachoeiro. A peça demorou mais de três anos para ficar pronta e foi avaliada em R$ 200 mil.

Para proteger a escultura dos efeitos do tempo e da ação de vândalos, a prefeitura preparou uma proteção em vidro e aço inox, uma recomendação da artista quando fez a doação da peça.

A escultura ainda continua no ateliê do artista plástico Valdieri Martin, amigo de Ângela, no bairro União. “Eu tinha perdido a esperança, mas fiquei muito feliz quando o secretário Ricardo Coelho (de Desenvolvimento Econômico) me procurou ”, disse o escultor.

Valdieri contou que, em função do esforço na preparação da obra de arte, Ângela não pode mais esculpir, por orientação médica. “Afetou seus nervos. Ela se dedicou muito. É uma escultura perfeita”, explicou.

A secretária municipal de Cultura, Joana D’arck Caetano, acredita que a escultura vai se tornar num novo ponto turístico de Cachoeiro. A inauguração da obra abre as atividades da Semana do Rei na cidade, com o Giro Gastronômico, que começa na sexta-feira, 17, e vai até o próximo dia 26.

Nesse período, 30 restaurantes servirão pratos com nomes das canções do artista.

E entre os dias 23 e 25 serão realizados nove shows musicais gratuitos em três pontos da cidade: Praça Pedro Cuevas Júnior, Ponte Municipal e Praça Jerônimo Monteiro, além de apresentações de dança e teatro.

A Tribuna – 11 de abril de 2015

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura