Moradores do Centro vão poder usar água de chafariz

16 de Março de 2015

Reportagem e foto: jornal A Tribuna

O Chafariz da Capixaba, que fica na rua Barão de Monjardim, no centro de Vitória, vai ser reativado ainda neste semestre, após 50 anos, para ajudar no abastecimento de água aos moradores em caso de necessidade, segundo a Prefeitura de Vitória.

De acordo com o administrador do parque Gruta da Onça, local próximo ao chafariz, Edson Valpassos, uma das nascentes existentes no parque vai ser projetada para canalizar água no local.

“Existem duas nascentes no parque, uma que já é usada pelos moradores do entorno e outra que é usada pela administração do parque. Desta última vamos canalizar a água para ser jorrada por duas torneiras, que vai ajudar os moradores em caso de necessidade”, disse.

Edson explicou que, visando estimular o consumo consciente, as torneiras terão um mecanismo para calcular o tempo para que a água não seja desperdiçada.

“A revitalização do Chafariz da Capixaba faz parte do projeto da revitalização de fontes e nascentes de Vitória para reduzir os efeitos da escassez de água nesse momento crítico e que pode se agravar ”, afirmou Edson.

“O projeto é muito importante para o parque e para a cidade, pois há registros de que o local já tenha abrigado um importante orquidário em 1944, além de ser passagem da comitiva de D. Pedro II no Estado”, contou Edson.

A previsão, segundo o administrador do parque, é que o sistema volte a funcionar no dia 5 junho, quando será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, ressaltou a importância do monumento. “O Chafariz da Capixaba é um ícone e agora vamos recuperá-lo e fazer com que a água das nascentes do Parque Gruta da Onça desça para embelezar e servir ao consumo das pessoas”, afirmou o prefeito.

O Parque Gruta da Onça é cercado de mata atlântica e abriga, além dos animais, nascentes e afloramentos rochosos.

A Tribuna – 16 de março de 2015

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura