Site conta história dos monumentos – A Gazeta

29 de maio de 2014

Reportagem de Benahia Figueiredo, jornal A Gazeta 29 de maio de 2014

Resgatar e contar um pouco mais da história do Espírito Santo por meio dos monumentos históricos que fazem parte do dia a dia do capixaba. Essa é a ideia de Mário Fosse, coordenador de projetos, que lança hoje o site Monumentos Capixabas.

Há quatro anos atuando na área de projetos de cultura, Mário constantemente recorria aos livros históricos para concluir algum trabalho. Ao assistir uma matéria da TV Gazeta sobre o desconhecimento dos monumentos entre os próprios capixabas, o coordenador resolveu pesquisar mais sobre o assunto.

“Vi que faltavam informações atuais sobre os monumentos do Estado. então decidi escrever um livro para renovar esse material, com dados recentes”, conta. Com o projeto do livro em mãos. e aprovado pela Lei Rubem Braga, Mário foi atrás das atualizações sobre as estátuas, bustos e escadarias da Grande Vitória, mas sempre esbarrava em mudanças que atrapalhavam o desenvolvimento do livro.

“Após escrever sobre certos monumentos, recebia a informação que eles mudariam de local, ou então que seriam removidos, ou seja, o livro seria lançado já com informações velhas e desatualizadas”.

Foi aí que surgiu a ideia do site (www.monumentoscapixabas.com.br), projeto também aprovado na Lei Rubem Braga, em 2013, algo como uma vitrine dos monumentos com atualizações frequentes, colaborações de leitores e que abrangesse todos os 78 municípios do Estado. Para o lançamento, apenas estátuas e bustos de Vitória estarão catalogados com dados históricos.

Mas em breve o coordenador planeja incluir no acervo escadarias, casarios e outros monumentos de todo o Estado. “Quero criar um inventário com vídeos, fotos e informações. Muita gente não sabe onde encontrar essas informações, nem mesmo as prefeituras”, revela.

Ele acrescenta que a intenção do projeto é preservar a história. Entre os monumentos preferidos de Mário, estão a estátua Dr. Henrique Moscoso e de Getúlio Vargas, ambas no Centro de Vitória.

Deixe um comentário

  • Apoio

    Actual Contabilidade
  • Patrocínio

    Lei Rubem Braga Prefeitura de Vitória Grupo CJF Vale
  • Realização

    Ofício Comunicação e Cultura